Newsletter Sindpacel

Olá, membros e parceiros do Sindpacel!

Em maio, o Sindicato participou de diversos eventos importantes para a nossa indústria.
Confira abaixo as nossas participações:

03 de maio - Agenda da Indústria 2024

Na primeira semana do mês, o Sindpacel participou da Agenda da Indústria 2024, em Feira de Santana. O encontro, promovido pelo Sistema FIEB, reuniu 20 empresas industriais da região para discutir demandas locais e conhecer as ações e serviços oferecidos pela FIEB, SESI, SENAI, IEL e CIEB.

Durante o evento, foram apresentados os planos de investimento para a região e também foi discutida a perda de participação da indústria baiana na economia e a importância de fortalecer o setor para gerar empregos e renda de qualidade. O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a importância da indústria para a economia local e a necessidade de estreitar os laços entre o Sistema FIEB e as empresas locais. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, também esteve presente, ressaltando a necessidade de investimento para renovação tecnológica no parque industrial da cidade e destacando a relevância do apoio da prefeitura para promover o desenvolvimento da indústria.

O Sindpacel, como representante do setor de papel, celulose, papelão e pasta de madeira para papel na Bahia, participou do encontro para reforçar seu compromisso com a promoção da competitividade industrial e a busca por parcerias que beneficiem as associadas e o setor como um todo.

08 de maio - Conselho Deliberativo da Ibá

Representado através de videoconferência pelo seu presidente, Marco Rotoly, e pela sua diretora-executiva, Izabella Pacheco, o sindicato participou do Conselho Deliberativo da Ibá no dia 08/05.

A apresentação fez parte da programação da Reunião Mensal do Conselho Deliberativo da Ibá, que foi iniciada com uma abertura e comentários introdutórios do Presidente do Conselho, Antonio Joaquim. Foi uma excelente ocasião para discutir assuntos econômicos relevantes e fortalecer o planejamento estratégico do conselho.

14 de maio - III Ciclo de Formação de Jovens Lideranças

O Sindpacel marcou presença no evento, representado por Fernanda Rodriguez, Relações Institucionais e Governamentais da Bracell. A aula inaugural foi realizada na terça-feira (14/05), com uma mesa redonda sobre liderança e autoconhecimento, que contou com a presença de diversos jovens líderes determinados a fazer a diferença em suas empresas, sindicatos e no nosso estado.

O sindicato parabeniza e apoia essa iniciativa que visa capacitar e inspirar a próxima geração de líderes industriais.

15 de maio - Reunião do Comitê da Mulher na Indústria

A Reunião do Comitê da Mulher na Indústria, realizada no dia 15/05 com a presença da diretora-executiva do Sindpacel, Izabella Pacheco, foi aberta pela Presidente Renata Müller, que destacou o evento internacional TEDx ocorrido no dia 14/05, com o apoio da Fieb.

Encerrando a reunião, o Comitê teve um diálogo enriquecedor com Raul Menezes, Presidente do Sindcosmetic e do Copemi Fieb, sobre propostas para fortalecer o associativismo, especialmente em sindicatos com significativa representação feminina.

16 e 17 de maio - 2º Congresso de Direito e Sustentabilidade

O Sindpacel participou, nos dias 16 e 17/05, do 2º Congresso de Direito e Sustentabilidade, realizado no Wish Hotel da Bahia, que reuniu especialistas para discutir e analisar a sustentabilidade no contexto do Estado Democrático de Direito. O encontro contou com a participação de cientistas, políticos, empresários e formadores de opinião de todo o Brasil.

A Presidente Interina da Fieb, Renata Müller, mediou um painel sobre indústrias sustentáveis e descarbonização, destacando a importância da sustentabilidade no setor industrial. Além disso, o evento contou com a participação de Juçara Tananajura, do Sinduscon, e Ruy Andrade, da Petrobahia, entre outros renomados profissionais.

Com a participação ativa no Congresso, o Sindpacel, por sua diretora-executiva Izabella Pacheco, demonstra sua dedicação contínua à inovação e à responsabilidade ambiental no setor industrial.

17 de maio - Cerimônia de posse da diretoria do Moveba

O Sindpacel esteve presente na posse da nova diretoria do Moveba, para o quatriênio 2024-2028, através da sua diretora-executiva, Izabella Pacheco, prestigiando este importante momento para o setor moveleiro.

Foi uma honra sermos citados pelo Dr. Ricardo Alban, presidente da CNI, em suas palavras e cumprimentos, bem como por Renata Müller, Vice Presidente da Fieb e Presidente Interina da Casa. Esse reconhecimento muito nos orgulha pelo trabalho desenvolvido e a representatividade exercida.

O Sindpacel parabeniza o novo presidente Mauricio Lassmann e a diretoria do sindicato, que irão impulsionar o setor neste novo quadriênio.

22 de maio - III Edição do Fórum ESG

Convidado por Isaac Edington, Presidente da Saltur e Membro do Conselho de Sustentabilidade da Fieb, o Sindpacel foi representado pela diretora-executiva Izabella Pacheco na abertura do III Fórum de ESG, realizado no Porto de Salvador. O evento reuniu lideranças e destacou a importância de discutir práticas ambientais, sociais e de governança no setor industrial.

Durante a abertura, o Sindapcel esteve ao lado de importantes figuras como Renata Magalhães da Rede Bahia e Jornal Correio, o Vereador André Fraga, Rômulo Alexandrino da Faeb-Senar, Sosthenes Macêdo da PMS e Meryellen Baldin da Bracell.

23 de maio - Dia da Indústria no SENAI Cimatec

O Sindpacel participou da celebração do Dia da Indústria no SENAI Cimatec, convidado pelo Presidente da FIEB, Carlos Henrique de Oliveira Passos e foi representado por Ari Medeiros, da Veracel, e pela diretora-executiva, Izabella Pacheco. No evento, a FIEB lançará a Agenda Legislativa da Indústria 2024, destacando as diretrizes e prioridades para o setor no próximo ano.

Durante o evento, Ricardo Alban, Presidente da CNI, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Industrial Luiz Tarquínio, que reconhece personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da industrialização baiana. Na ocasião, Alban agradeceu a homenagem, destacando a importância do SENAI Cimatec e o trabalho do Presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

“É muito gratificante e estimulante receber esta homenagem e estar aqui no SENAI Cimatec. Quem é engenheiro se sente em casa neste universo de inovação e tecnologia. Graças a Deus o que mais tenho hoje é trabalho, problemas e desafios, assim me mantenho motivado. Obrigado por tanto carinho e reconhecimento”, declarou Alban, que também ressaltou os esforços em Brasília para criar uma política industrial que retome o crescimento do Brasil.

24 de maio - 5ª Reunião de Diretoria da FIEB

O Sindpacel esteve presente na 5ª Reunião de Diretoria da FIEB. A abertura do evento contou com um vídeo destacando as principais ações do Sistema FIEB, incluindo a eleição de Fernando Branco, que foi homenageado pelo Presidente Carlos Passos.

Dentre alguns destaques do evento, estão a discussão do evento Feirão do Imposto pelo presidente do Conselho FIEB Jovem, Donato Cuozzo, com o intuito de desenvolver ações de conscientização ou protesto contra alta carga tributária em nosso país; a apresentação do novo Terroir da Bahia e as tecnologias empregadas no projeto através do CEO da Vinícola Uvva, Fabiano Borré; a apresentação do estudo “Gás Matéria Prima Coalizão”, por Roberto Fiamenghi e Marcelo Lyra, que abordaram a situação do Polo Petroquímico baiano; além do convite de Wilson Andrade, presidente do Sindfibras, para a reunião dos Grupos Intergovernamentais de Fibras Naturais da FAO.

Agradecemos a todos os envolvidos por contribuírem para o sucesso desses eventos e por trabalharem em conjunto para o desenvolvimento sustentável de nossa indústria.

Continuaremos a nos esforçar para alcançar nossos objetivos e transformar o setor. Fiquem atentos para mais novidades e ações! 🤝